Alcoolismo Como Tratar

Conteúdo

Alcoolismo como tratar a dependência química ao álcool é algo que não acontece do nada, visto que hoje o consumo do mesmo de maneira moderada é algo permitido e muito comum, o que as pessoas não se atentam é que o consumo em excesso certamente pode ser tornar um vício.

Montamos esse post a fim de esclarecer como é a dependência química ao alcoolismo e como funciona o alcoolismo  como tratar.

Alcoolismo Como Tratar

O alcoolismo é a dependência, portanto considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde. O consumo constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, causando consequências irreversíveis.

Alcoolismo  como tratar? Abuso de um vício

Alcoolismo  como tratar é diferente do alcoolismo porque não envolve uma vontade incontrolável de beber, perda de controle, ou dependência física.

Além disso, é menos provável que o abuso do álcool envolve tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantidades de álcool para sentir os mesmos efeitos que anteriormente).

Alcoolismo como tratar: conheça os sintomas

A palavra alcoolismo é familiar a todos. No entanto, poucas pessoas sabem exatamente o que isso significa. Portanto, aqui vamos nós.

O alcoolismo, também conhecido como “síndrome de dependência do álcool“, é uma doença que se desenvolve após o consumo repetido de álcool e está geralmente associada aos seguintes sintomas (que não ocorrem necessariamente em conjunto):

  • Compulsão: uma forte necessidade ou desejo incontrolável de beber.
  • Dificuldade em controlar a bebida – não poder parar de beber depois de ter começado
  • Sintomas de abstinência física, tais como náuseas, suores, tremores e ansiedade quando a bebida para
  • alcoolismo-como-tratar-2-min

Tolerância: necessidade de doses mais elevadas de álcool para alcançar o mesmo efeito obtido com uma dose anteriormente menor, ou um efeito decrescente com a mesma dose da substância.

Diagnóstico do alcoolismo

  • Já alguma vez pensou que deveria reduzir o seu consumo de álcool?
  • Alguém o criticou por beber?
  • Alguma vez se sente mal ou culpado por beber?
  • Alguma vez acorda e a primeira coisa que faz é beber para se sentir bem?

Mesmo que todas as respostas sejam negativas, recomenda-se que o indivíduo procure ajuda de uma clínica de reabilitação quando surgem situações em que o álcool possa influenciar negativamente a rotina, funções acadêmicas e/ou profissionais, e relações pessoais.

Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante consultar um psiquiatra para que se possa fazer um diagnóstico preciso.

Podem ajudar a determinar se tem ou não um problema com a bebida, e se tiver, podem recomendar o melhor curso de ação.

 Como reconhecer que alguém precisa de ajuda?

Alcoolismo Como Tratar

Alcoolismo Como Tratar Reconhecer que precisa de ajuda com um problema de fato álcool pode não ser fácil, tenha em mente que quanto mais cedo obtiver ajuda, maior é a probabilidade de recuperar.

Há um mito dominante na nossa sociedade de que um problema com o álcool é um sinal de fraqueza moral.

Como resultado, pode até sentir que procurar ajuda é admitir algum tipo de falha da qual se deve envergonhar.

O alcoolismo é uma doença como qualquer outra. Identificar um possível problema de álcool tem uma grande recompensa: a oportunidade de viver uma vida mais saudável.

Quando falar com o seu médico sobre a sua bebida, tente ser o mais completo e honesto possível. Isto é necessário para que ele ou ela possa avaliar se tem ou não um problema com o álcool.

Também pode fazer exames físicos. Se o médico concluir que é dependente do álcool, deve recomendar-lhe que consulte um especialista em alcoolismo, que lhe explicará e prescreverá o tratamento mais adequado.

Alcoolismo como tratar?

Alcoolismo  como tratar pode incluir a desintoxicação (o processo de eliminar o álcool de uma pessoa em segurança), o uso de medicamentos, por mais que o álcool , ou para diminuir a compulsão à bebida, para ajudar a pessoa a identificar as situações e sentimentos que levam à necessidade de beber, e para construir formas de lidar com estas situações.

Alcoolismo Como Tratar

O envolvimento e o apoio da família são essenciais para a recuperação. Muitos programas oferecem aconselhamento matrimonial e terapia familiar como parte do processo de tratamento.

Embora já que Alcoólicos anônimos  seja geralmente reconhecido como um programa eficaz de ajuda mútua para a recuperação da dependência do alcoolismo, nem todas as pessoas respondem positivamente ao estilo e mensagens.

Mesmo aqueles que têm recebido ajuda através de Alcoólicos anônimos descobrem do mesmo modo que a recuperação funciona melhor com outros tipos de  tratamentos.

Neste caso aconselhamos que procure uma clínica de reabilitação para alcoolismo .

 Saiba como ajudar quem sofre da doença

Alcoolismo Como Tratar

Alcoolismo como tratar não tem cura, mas pode ser controlado. “A recuperação precisa estar sempre em manutenção a partir do momento que o paciente entra em tratamento, porque a recaída pode se dar a qualquer tempo”, afirma.

Isto significa que mesmo que uma pessoa dependente do álcool esteja sóbria durante muito tempo, é susceptível de recair.

Portanto, qualquer bebida alcoólica, em qualquer quantidade, ainda assim deve ser evitada.

Não adianta reduzir o consumo de álcool, você pode está apenas escondendo o problema.

Por isso, venha conhecer mais sobre o alcoolismo, como tratar e saiba qual é a melhor maneira de tratar um dependente químico.

Conclusão

Alcoolismo  como tratar é um problema que afeta muitas famílias, além de causar sérias consequências na vida do viciado.

Este problema não pode ser curado, mas pode ser tratado, onde seus efeitos podem ser suavizados e controlados.

Existem diferentes tipos de tratamento para alcoólicos, tais como terapia familiar, aversiva e comportamental, aconselhamento, grupos de apoio e o uso de medicamentos.

Alcoolismo Como Tratar

Os medicamentos só devem ser utilizados sob prescrição médica ou por profissionais de saúde, pois somente eles podem fazer a avaliação e prescrição correta para cada caso.

Portanto, a dependência do álcool requer um tratamento multidisciplinar, com profissionais especializados de diferentes áreas, para tratar, atender e acomodar a demanda trazida pelo paciente.

O texto acima “Alcoolismo Como Tratar” é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

 

 

Tags desta página:
álcool causa dependência tratamento contra o álcool alcoolismo consequências clínica de reabilitação para alcoólatras tratamento para alcoolismo clínica de reabilitação alcoolismo alcoolismo tem cura alcoolismo crônico alcoolismo na adolescência alcoolismo tratamento alcoolismo é genético
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

Plano de Saúde amil
Plano de Saúde Unimed
Plano de Saúde SulAmérica
Plano de Saúde Cassi
Plano de Saúde Bradesco