Drogas Tratamento e Prevenção

Você sabia que existe hoje para drogas tratamento e prevenção?

Este tipo de doença afeta todos os aspectos da vida de um indivíduo e pode ser causada por múltiplos fatores genéticos, ambientais, sociais, familiares e individuais.

A dependência química é caracterizada pelo abuso de :

• Álcool,
  • Heroína
  • Cocaína
  • Crack ou outras substâncias conhecida como entorpecentes.

O fácil acesso aos medicamentos aumenta a incidência desta doença em todo o mundo.

Tornando o tratamento e a prevenção da dependência química uma questão de saúde pública.

O uso de drogas é frequentemente iniciado para fins recreativos ou como fuga da realidade.

Mas, quando a necessidade de os consumir se torna incontrolável, o utilizador torna-se dependente.

Apresentando distúrbios físicos, emocionais e mentais.

Com o tempo, a tolerância às substâncias aumenta e as doses começam a aumentar.

Para obter os mesmos efeitos que anteriormente, o que pode levar a uma overdose.

Drogas tratamento e prevenção: como pode ser evitada?

O consumo de drogas tem uma série de efeitos na sua saúde, tais como:

• Perda de peso
  • Olhos vermelhos
  • Fadiga constante
  • Aumento do ritmo cardíaco ou da pressão sanguínea;
  • Falta de preocupação com a higiene pessoal;
  • Distúrbios do sono.

Estes efeitos nem sempre são persistentes e levam a um diagnóstico de dependência química, porque dependem do tipo de droga utilizada e da frequência do seu uso.

Por conseguinte, outros sintomas devem ser observados, tais como:

• Alterações comportamentais;
  • Mudanças de humor
  • Emergência de novas amizades e empreendimentos
  • Problemas financeiros
  • Diminuição da produtividade.

Como pode ser evitada a dependência química?

Compreender os riscos e as consequências negativas do consumo de drogas é essencial para criar estratégias de prevenção da dependência química.

Outra atitude importante é tentar compreender os fatores que podem levar uma pessoa a consumir drogas, especialmente em situações de vulnerabilidade social e emocional.

Neste sentido, a intervenção preventiva pode ser primária, secundária ou terciária para as drogas tratamentos e prevenção.

Drogas tratamento e prevenção primária

A prevenção primária consiste num conjunto de ações destinadas a evitar ou retardar o contato com substâncias que podem levar à dependência química.

Este tipo de medidas destina-se geralmente a crianças e adolescentes, uma vez que se trata de uma intervenção educativa precoce.

O seu principal objetivo é sensibilizar e sensibilizar os jovens, pais e professores sobre os problemas relacionados com o consumo de drogas.

Prevenção secundária

Considerada como uma extensão da primeira, a prevenção secundária visa minimizar os riscos de desenvolvimento de dependência em pessoas que tenham experimentado ou consumido moderadamente substâncias químicas.

Pode ser definida como uma intervenção mais especializada e focalizada, uma vez que tenta impedir a evolução do consumo de drogas pelos consumidores que já começaram a mostrar dificuldades em desistir.

Prevenção terciária

A prevenção terciária é geralmente realizada quando a dependência química já se instalou, concentrando-se em todo o processo de tratamento.

Os seus principais objetivos são encorajar os utilizadores a procurar a ajuda de profissionais de saúde e familiares, evitar recaídas durante a intervenção terapêutica e ajudar à reintegração social do indivíduo.

Quais são os tratamentos mais apropriados?

A escolha dos tratamentos de dependência química começa com um diagnóstico cuidadoso, realizado por uma equipa multidisciplinar, que deve ter em conta as particularidades de cada caso.

A partir daí, é elaborada uma estratégia de tratamento personalizada, que deve ser revista periodicamente.

Com o objetivo de satisfazer as múltiplas necessidades do paciente e reorganizar a sua vida como um todo.

Os principais obstáculos à procura de aconselhamento especializado são a negação da doença, a falta de apoio e o receio de estigma social negativo.

Além disso, muitos amigos e familiares não sabem como ajudar uma pessoa quimicamente dependente ou desconhecem a existência de tratamentos especializados.

Para esclarecer estas dúvidas, destacamos abaixo falaremos sobre drogas tratamento e prevenção.

Desintoxicação

A desintoxicação é apenas uma das fases do tratamento da dependência química.

Esta fase é considerada a mais crítica porque o paciente recebe assistência médica durante um certo período de tempo usualmente 24 horas para eliminar os fármacos do corpo.

Drogas tratamento e prevenção através dos medicamentos

O uso de drogas pode ser um fator de risco para contrair e desenvolver algumas doenças físicas e mentais, tais como:

Esquizofrenia, depressão, transtorno de personalidade, cirrose, cancro, insuficiência renal, VIH, hepatite B e C, sífilis, danos cerebrais e desnutrição; pode também ser uma consequência de algumas destas doenças.

Portanto, o uso de medicamentos no tratamento da dependência química é indicado na maioria dos casos.

E deve ser feito com monitorização constante, avaliação do estado do paciente, testes, e cuidados para os efeitos secundários e interações medicamentosas.

Este tipo de tratamento é muitas vezes feito em conjunto com psicoterapia.

Drogas tratamento é prevenção através da psicoterapias

Várias abordagens psicoterapêuticas têm sido eficazes no tratamento da dependência química, que inclui:

• Psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia de grupo, e a terapia ocupacional.

As psicoterapias baseiam-se na aplicação de uma série de técnicas e métodos psicológicos, e podem ter objetivos diferentes.

Tais como a resolução de problemas, a modificação de comportamentos e a ajuda ao desenvolvimento de novas concepções de si próprio e do mundo.

A opção por uma destas modalidades depende dos sintomas apresentados, do grau de evolução da doença, da estratégia de tratamento e da aceitação e personalidade do paciente.

Drogas tratamento e prevenção: Clinica de reabilitação

Em geral, as Clínicas de Reabilitação visam atender a necessidade de assistência integral e multidisciplinar ou apresenta comportamentos sem controle da situação.

A Lei 10.216/2001, também conhecida como Lei para a Proteção e Direitos das Pessoas com Deficiência Mental.

Estabelece as formas de hospitalização voluntária, involuntária e obrigatória.

Quando se trata de abuso de drogas e dependência química, a informação e a sensibilização são essenciais.

“Grupo Encontre Clínicas se tornou o maior Clínica de Recuperação para dependente Químicos e Alcoólatras Particular do Brasil.”

E junto com este crescimento veio as Melhores Profissionais de Tratamento de Reabilitação Humana.

Por isto afirmamos um credenciamento específico para atender familiares e pacientes por meio da Regiões, Piracicaba campinas e Brasil”