Tratamento para Álcool

Conteúdo

Tratamento para álcool veja como funciona e saiba o porque ele é importante neste post como funciona o tratamento para dependentes químico ao consumo de álcool.

O grande problema é que existe um caminho curto e discreto entre o consumidor moderado e o alcoólico.

Quando a pessoa  percebe isso, a sua vida já foi devastada pelo vício.

Neste contexto, todos são afetados pela compulsão: o dependente químico, a família e a sociedade.

O tratamento requer esforços mútuos, a ajuda de profissionais formados, apoio e compreensão da família e da sociedade como um todo.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a ler este post!

O que é o tratamento do alcoolismo e como funciona?

O tratamento do alcoolismo consiste principalmente na sensibilização para a existência deste vício. Uma vez reconhecido este comportamento compulsivo.

É necessário procurar ajuda para controlar e mitigar as consequências e causas do problema.

Portanto, o tratamento do alcoolismo baseia-se numa procura contínua de formas de controlar os impulsos e o desejo de beber para se embebedar.

É importante salientar que este esforço deve ser um esforço de colaboração entre o paciente, a família e a ajuda profissional.

Para quem é feito o tratamento do alcoolismo?

Este processo requer muita força de vontade por parte da pessoa viciada e a contribuição total da família.

Destina-se a pessoas que consomem bebidas alcoólicas em quantidades excessivas, de modo a prejudicar a sua vida social, familiar, profissional e amorosa e colocar a sua saúde em risco.

Quanto tempo dura esse tratamento?

A duração deste movimento de desintoxicação e reabilitação é o resultado de vários fatores, incluindo determinar o tipo de tratamento que é apropriado para cada indivíduo porque depende de como o paciente irá responder ao longo de todo o processo.

Algumas pessoas estão muito motivadas no início, mas quando a abstinência se torna mais forte, acabam por regressar a ela.

Assim, não há um limite de tempo pré-determinado para o viciado se livrar do vício, uma vez que se trata de um vício, o doente tem de estar constantemente alerta. Ver agora algumas variáveis a considerar para escolher o melhor tratamento.

Como é o tratamento?

O tratamento varia em função do momento e da frequência do consumo de bebidas alcoólicas.

Um doente dependente  alcoólico durante um curto período de tempo e com frequência reduzida pode ser tratado apenas com medicação, apoio familiar, grupos de apoio e com psicólogos.

Quando o paciente é dependente há muito tempo e usa frequentemente álcool, o tratamento é mais intensivo e a clinica de reabilitação é necessária.

Durante este período, o tratamento será conduzido com total enfoque no doente, uma vez que este estará afastado de lugares, pessoas e situações que estimulam a dependência.

Além de serem apoiados por profissionais que compreendem o processo e ajudam o viciado a passar as fases mais críticas.

Como é a saúde de um dependente alcoólico?

O uso constante e excessivo de bebidas alcoólicas afeta diretamente a saúde do dependente químico, por isso quanto antes iniciar o tratamento para álcool melhor.

Pode desenvolver cirrose, cancro, hepatite, gastrite, impotência ou infertilidade, trombose, pelagra, falta de vitamina B3 no corpo, demência, anorexia alcoólica, e outras doenças direta ou indiretamente relacionadas com o vício.

Se o estado de saúde da pessoa viciada estiver muito deteriorado, incluindo psicologicamente, o tratamento deve ser intensivo.

Isto inclui estadias em clínicas de internamento para que possam contar com a ajuda de terapeutas, médicos, conselheiros e psicólogos.

Resposta ao tratamento para álcool

Por ser uma dependência química, o tratamento está em curso. Muda em diferentes fases, mas o paciente precisa de estar consciente dos estímulos ao longo da sua vida.

Entre outras coisas, o tratamento ajuda precisamente a lidar com os impulsos e a compreender o seu impacto sobre o corpo.

Algumas pessoas fazem progressos mais rápidos do que outras. Em casos de recaída, o processo tem de ser recomeçado e avaliar o que não funcionou na tentativa anterior.

Tratamento para álcool: quais as fases?

O tratamento do álcool passa por várias fases, verifique algumas delas:

  • Sensibilização da pessoa viciada;
  • Determinar o grau de alcoolismo
  • Acompanhamento profissional;
  • Em casos graves, hospitalização;
  • Grupos de apoio;
  • Apoio familiar para evitar gatilhos;
  • Se ocorrerem recaídas, é necessário começar de novo.

Tratamento para álcool: quais os existentes?

Há diferentes maneiras de lidar com este problema. O que é certo é que três fatores devem estar em ação para que o dependentes químicos saia desta situação:

Utilização de remédios: os remédios ajudam a manter a parte química do cérebro e ajudam a mitigar os impulsos;
Apoio psicológico: o paciente precisa de compreender porque precisa de consumir e que as suas atitudes têm consequências.

Neste sentido, o apoio psicológico encoraja a restauração do equilíbrio e o controle das emoções;

Ajuda da família: em primeiro lugar o toxicodependente deve ter a motivação para resistir aos seus impulsos, a família deve mostrar apoio e remover o contexto que favorece o consumo de álcool.

O tratamento do alcoolismo é um processo que requer esforço, automotivação, orientação profissional e ajuda da família.

Desta forma, é possível que uma pessoa cujo vício tenha causado grandes danos aprenda a lidar com as suas compulsões e a conhecer-se melhor.

O contexto familiar é tão crucial para o sucesso do tratamento do alcoolismo como para o viciado. Se forem expostos a demasiados estímulos, revertem para a doença.

A ajuda profissional deve ser consistente e eficaz. O caminho para a plena reabilitação está cheio de dificuldades, mas a pessoa que consegue lidar com o vício vê a sua vida transformada e a sua autoestima restaurada.

Nós do Grupo Encontre Clínicas temos o melhor tratamento para álcool do Brasil, entre em contato conosco e saiba mais informações sobre o nosso tratamento.

 

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

Plano de Saúde amil
Plano de Saúde Unimed
Plano de Saúde SulAmérica
Plano de Saúde Cassi
Plano de Saúde Bradesco