Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar

Aqui te apresentaremos o melhores Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar.

A doença bipolar, também conhecida como doença maníaco-depressiva, é uma doença cerebral que causa alterações invulgares no humor, energia, níveis de atividade, e capacidade de executar tarefas diárias.

A desordem bipolar afeta mais as pessoas na idade adulta. O número de pessoas diagnosticadas com esta doença pode atingir só vem crescendo, principalmente depois da pandemia.

Existem quatro tipos básicos de desordem bipolar. Todas elas envolvem alterações distintas no humor, energia e níveis de atividade.

Estes humores variam de períodos de comportamento extremamente “elevado”, exaltado e energético (conhecidos como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “para baixo”.

Ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Os períodos maníacos menos severos são conhecidos como episódios hipomaníacos.

Tipos de Desordem Bipolar

A doença bipolar I é definida por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias, ou por sintomas maníacos tão graves que a pessoa precisa de cuidados hospitalares imediatos.

Os episódios depressivos também ocorrem normalmente, geralmente com uma duração mínima de 2 semanas. Também são possíveis episódios depressivos com características mistas.

A doença Bipolar II é definida por um padrão de episódios depressivos e hipomaníacos, mas não por episódios maníacos previamente desenvolvidos.

A desordem ciclotímica (também chamada ciclotimia) é definida por numerosos períodos de sintomas hipomaníacos, bem como numerosos períodos de sintomas depressivos que duram pelo menos 2 anos (1 ano em crianças e adolescentes).

No entanto, os sintomas não satisfazem os requisitos de diagnóstico de um episódio hipomaníaco e de um episódio depressivo.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar sinais e sintomas:

As pessoas com doença bipolar experimentam períodos de intensidade invulgar, alterações nos padrões de sono, e níveis e comportamentos de atividade invulgares.

Estes períodos distintos são chamados de episódios de humor. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos estados de espírito e comportamentos típicos da pessoa.

Mudanças extremas de energia, atividade e sono acompanham episódios de humor.

As pessoas com episódios maníacos ou depressivos podem experimentar os sinais no quadro seguinte:

Por vezes, um episódio de humor inclui uma combinação de sintomas maníacos e depressivos. A isto chama-se um episódio de caracteres mistos.

As pessoas que experimentam um episódio de caracteres mistos podem sentir-se muito tristes, vazias, ou sem esperança, ao mesmo tempo que se sentem extremamente energizadas.

O bipolar pode estar presente mesmo quando as oscilações de humor são menos extremas. Por exemplo, algumas pessoas com desordem bipolar sofrem de hipomania, uma forma menos severa de mania.

Durante um episódio hipomaníaco, uma pessoa pode sentir-se óptima, ser muito produtiva, e funcionar bem.

A pessoa pode não sentir que algo está errado, mas a família e amigos podem reconhecer as mudanças de humor e/ou alterações nos níveis de atividade como possível desordem bipolar.

Sem tratamento adequado, as pessoas com hipomania podem desenvolver mania grave ou depressão.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar: diagnóstico

Um bom diagnóstico e tratamento ajudam as pessoas com desordem bipolar a levar uma vida saudável e produtiva.

Falar com um psiquiatra ou psicólogo é o primeiro passo para qualquer pessoa que suspeite de transtorno bipolar.

O psiquiatra pode realizar um exame físico para descartar outras condições.

Se os problemas não forem causados por outras condições, o médico pode realizar uma avaliação de saúde mental ou consultar um psiquiatra ou psicólogo com experiência no diagnóstico e tratamento da doença conhecida como transtorno bipolar.

As pessoas com desordem bipolar são mais propensas a procurar ajuda quando estão deprimidas do que quando estão a experimentar mania ou hipomania.

Por conseguinte, é necessário um historial médico cuidadoso para garantir que não é mal diagnosticado com uma depressão grave.

Ao contrário das pessoas com transtorno bipolar, as pessoas que só têm depressão (também chamada depressão unipolar) não experimentam mania.

No entanto, podem experimentar alguns sintomas maníacos ao mesmo tempo, o que também é conhecido como grande desordem depressiva com características mistas.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar

Um tratamento adequado pode ajudar muitas pessoas mesmo aquelas com as formas mais graves de desordem bipolar a gerir melhor as suas oscilações de humor e outros sintomas bipolares.

Um plano de tratamento eficaz envolve geralmente uma combinação de medicação e psicoterapia. A doença bipolar é uma doença para toda a vida.

Muitas pessoas com desordem bipolar podem ver-se livres de alterações de humor, mas algumas pessoas podem ter sintomas persistentes. A longo prazo, o tratamento contínuo ajuda a controlar estes sintomas.

Medicamentos

Os diferentes tipos de medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas da desordem bipolar. Uma pessoa pode precisar de experimentar vários medicamentos diferentes antes de encontrar os que funcionam melhor.

Os medicamentos normalmente utilizados para tratar a doença bipolar incluem:

• Estabilizadores de humor
  • Antipsicóticos atípicos
  • Antidepressivos

Qualquer pessoa que tome medicamentos deve:

• Ter uma prescrição e ter uma orientação adequada do seu psiquiatra. É importante compreender todos os riscos e benefícios do medicamento.
  • Informe imediatamente o médico se tiver quaisquer preocupações sobre os efeitos secundários. O médico pode ter de alterar a dose ou experimentar um medicamento diferente.
  • Evite parar a sua medicação dizendo ao seu médico antes do tempo. A paragem repentina de um medicamento pode causar um efeito de sintomas ou agravamento dos sintomas da desordem bipolar. Também são possíveis outros efeitos de retirada desconfortáveis ou potencialmente perigosos.
  • Psicoterapia
  • Quando feita em combinação com medicamentos, a psicoterapia pode ser um tratamento muito eficaz para a desordem bipolar. Pode fornecer apoio, educação e aconselhamento a pessoas com a desordem e às suas famílias.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar: opções de tratamento

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar: terapia eletroconvulsiva (ECT)

A terapia eletroconvulsiva pode proporcionar alívio a pessoas com doença bipolar grave que não tenham sido capazes de recuperar com outros tratamentos.

O ECT é por vezes utilizado para sintomas bipolares quando outras condições médicas, incluindo a gravidez, tornam o uso de medicamentos extremamente arriscado.

O ECT pode causar alguns efeitos secundários a curto prazo, tais como confusão, desorientação e perda de memória.

As pessoas com doença bipolar devem discutir os potenciais benefícios e riscos da ECT com um profissional de saúde qualificado.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar: medicamento para sono

As pessoas com transtorno bipolar que têm dificuldade em dormir muitas vezes consideram o tratamento útil.

No entanto, se a insónia não melhorar, o médico pode sugerir uma mudança na medicação. Se o problema persistir, o médico pode prescrever sedativos ou outros medicamentos para o sono.

Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar: suplementos

Tem sido feita pouca investigação sobre ervas ou suplementos naturais e como estes podem afetar a desordem bipolar.

É importante que o médico esteja ciente de todos os medicamentos prescritos, outros medicamentos dados por escolha, e suplementos tomados pelo paciente.

Alguns medicamentos e suplementos tomados em conjunto podem causar efeitos indesejados ou perigosos.

Monitoramento diário

Mesmo com um tratamento adequado, podem ocorrer alterações de humor.

O tratamento é mais eficaz quando o cliente, médico e psicólogo trabalham em conjunto e falam abertamente sobre as suas preocupações e opções.

Manter notas com registos dos sintomas de humor diários, tratamentos, padrões de sono e eventos da vida pode ajudar pacientes e clínicos a acompanhar e tratar o distúrbio de forma mais eficaz.

O importante é buscar ajuda numa clínica de reabilitação de Tratamento Para Mulheres Com Transtorno Bipolar.