Vício em jogos de azar

Conteúdo

vício em jogos de azar  estima-se que cerca de  milhões de pessoas no Brasil são viciadas em jogos de azar e que, para cerca desses milhões, o hábito interfere seriamente no trabalho e na vida social. O jogo é quando um indivíduo procura buscar algo de valor na esperança de obter algo de valor ainda maior.

O vício do jogo é o desejo incontrolável de continuar jogando, apesar do preço que isso cobra na vida de uma pessoa. O jogo vicia porque estimula o sistema de recompensa do cérebro de maneira muito semelhante às drogas ou ao álcool. Na verdade, o vício do jogo é o transtorno de controle de impulso mais comum em todo o mundo.

Existem muitos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do vício do jogo, incluindo: o desespero por dinheiro, a “euforia” que vem da emoção de apostar e a atmosfera inebriante do cenário do jogo.

No passado, a comunidade psiquiátrica geralmente considerava o jogo mais uma compulsão do que um vício , ou seja, um comportamento motivado principalmente por um desejo intenso e não por uma necessidade física. No entanto, como podemos perceber que o vício do jogo é muito mais semelhante ao alcoolismo e vício em drogas do que se pensava, a Associação Psiquiátrica no Brasil tomou a decisão de oficialmente reconhecer o jogo como um vício

Como o jogo afeta o cérebro

vício em jogos de azar semelhante a substâncias viciantes como cocaína ou outras drogas , o vício do jogo está associado à liberação de dopamina no cérebro. como o Visio afetam o sistema de recompensa do cérebro e liberam até 10 vezes a quantidade normal de dopamina. O uso contínuo faz com que o corpo desenvolva tolerância, pois a produção natural de dopamina é inibida e o corpo precisa cada vez mais da substância estimulante para receber o mesmo ímpeto.

Sem dúvida, sabemos que é uma doença cerebral real. Isso hoje e bem diferente de anos atrás, quando as pessoas viam isso como uma questão de moralidade, ganância e falta de força de vontade. Existem mudanças cerebrais que explicam por que as pessoas não conseguem parar.

Assim como aqueles que sofrem de transtornos por uso de substâncias precisam de doses cada vez mais fortes para se drogar ou de quantidades cada vez maiores de álcool para se embriagar, os vício em jogos de azar buscam empreendimentos mais arriscados e apostam quantias cada vez maiores de dinheiro para receber o mesmo prazer que antes.
Além disso, a pesquisa mostra que jogadores patológicos e usuários de drogas compartilham muitas das mesmas predisposições genéticas para impulsividade e busca de recompensa. Além disso, tanto os que sofrem de problemas de abuso de substâncias quanto os jogadores compulsivos sofrem sintomas de abstinência ao tentar parar.

Sinais e sintomas do vício do jogo

O elemento que define o vício em jogos de azar é que as pessoas se tornam completamente absorvidas em atividades específicas de jogo e, em seguida, praticam-nas de fôrma compulsiva, apesar das potenciais consequências negativas. Os que sofrem do vício do jogo geralmente descrevem uma sensação de perda de controle em que acreditam ser incapazes de evitar ou parar de jogar.

Os sinais comuns de dependência de pessoas no vício em jogos de azar

Ter uma preocupação obsessiva com  vício em jogos de azar
Precisando apostar com quantias cada vez maiores de dinheiro apenas para obter a mesma emoção
Tentar, sem sucesso, controlar, reduzir ou parar de jogar
Sentir-se inquieto ou irritado quando não consegue jogar
Jogos de azar para escapar de problemas ou aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão
Tentando recuperar o dinheiro perdido apostando mais
Colocar em risco ou perder relacionamentos importantes ou oportunidades de escola / trabalho por causa do jogo
Recorrer a roubo ou fraude para obter dinheiro para jogos de azar

Ao contrário dos jogadores causais, as pessoas com vício em jogos de azar não podem simplesmente parar quando perdem ou estabelecer um limite de perda; eles são compelidos a continuar jogando para tentar recuperar seu dinheiro. Em muitos casos, a pessoa perde mais do que pretendia, sente-se mal com a quantidade de dinheiro perdida e tenta recuperar ainda mais as perdas apostando, o que consequentemente leva a ainda mais dinheiro perdido. Esse ciclo destrutivo leva a muitas consequências negativas e pode ter um sério impacto na saúde física, emocional e financeira de um indivíduo.

Efeitos do vício do jogo

Um dos efeitos mais debilitantes do vício em jogos de azar é a enorme dívida que se acumula com o tempo; a dívida média de um viciado em jogos de azar está entre em uma valor e vou jogando tentando pagar aquele valor e quando vejo ou valor dobro.

Não é incomum que as pessoas viciadas em jogos de azar percam seus empregos, pois muitas vezes faltam ao trabalho ou negligenciam as obrigações de jogar.

Muitos jogadores problemáticos frequentemente recorrerão a atividades ilegais, como roubo ou fraude, para financiar seu vício. Quem não consegue saldar as suas dívidas é obrigado a declarar falência e pode até perder a sua casa.

Eu não poderia perder dinheiro rápido o suficiente. Seis meses depois do meu intenso jogo, perdi centenas de milhares de dólares. Analisei minha linha de  todo o crédito que pude obter de cartões de crédito e peguei dinheiro emprestado de qualquer pessoa que me desse. Dinheiro era minha droga e, como era o jogo que ficava chapado, eu pegaria de qualquer maneira.

Esse tipo de estresse financeiro representa um enorme fardo para a família e para o indivíduo. Muitos relacionamentos familiares se rompem como resultado do problema do jogo, e as crianças são freqüentemente vítimas inocentes do sofrimento emocional criado em casa.
Os que sofrem do vício do jogo também sofrem de problemas de saúde física, como úlceras, problemas estomacais, dores de cabeça e insônia devido ao estresse. Pessoas com problemas problemáticos de jogo também têm maior probabilidade de abusar de drogas e álcool, o que pode levar a efeitos ainda mais devastadores.

“Para Encontre Clínicas se tornou a maior Clínica de Recuperação para dependentes Químicos e Alcoólatras Particulares do Brasil, e junto com este crescimento veio as Melhores Profissionais de Tratamento de Reabilitação Humana, por isto afirmamos um credenciamento específico para atender familiares e pacientes por meio das Regiões, Piracicaba campinas e Brasil”

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

Plano de Saúde amil
Plano de Saúde Unimed
Plano de Saúde SulAmérica
Plano de Saúde Cassi
Plano de Saúde Bradesco